EM Júlio de Castilho2024-06-05T11:02:53-03:00
  • Endereço: Praça Santos Dumont, 96 – Gávea

  • Comunidades atendidas: Rocinha e Muzema

  • Turno: Parcial

  • Número de alunos da escola: 355

  • Número de professores e gestores atendidos: 10

  • IDEB 2021: 6,3

  • Início da Parceria: 01/01/2020

Caroline Pereira

Facilitadora

Maria Beatriz Serra

Consultora

Programa de parceria

Gestão

  • Mentoria para Diretores, Diretores Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos

Infraestutura

  • Internet na escola
  • Infraestrutura Cidadã

Pedagógico

  • Avaliação diagnóstica
  • Oficinas de Educação Infantil ao 5° ano escolar
  • Reforço escolar
  • Apoio a projetos pedagógicos: kits, materiais, passeios, entre outros

Comunitário

  • Ações de aproximação das famílias com a comunidade escolar

Notícias da escola

Matriz de competências

maio / 2024|

A matriz de competência foi implementada como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares. Este recurso permite identificar áreas de melhoria e fortalecer habilidades de liderança, contribuindo para uma gestão mais eficaz e um ambiente escolar mais produtivo

Mentoria com coordenadors pedagógica

maio / 2024|

A coordenadora pedagógica Cristina participou de sessões de mentoria focadas no desenvolvimento de competências essenciais para sua função. A mentoria visa aprimorar suas habilidades de liderança e gestão pedagógica, impactando positivamente a qualidade do ensino na escola.

Novo quadro branco para reforço escolar

maio / 2024|

Em abril, a escola utilizou parte da verba destinada à infraestrutura para adquirir um novo quadro branco, que será utilizado no reforço escolar oferecido pela Parceiros da Educação. As aulas de reforço, conduzidas pela professora Maria José, ocorrem duas vezes por semana e atendem 40 alunos em duas turmas, proporcionando um ambiente mais adequado para a aprendizagem.

Análise de resultados

maio / 2024|

Após a aplicação da Avaliação Ponto de Partida, realizamos uma análise detalhada dos resultados. Essa análise é crucial para orientar as ações formativas e de reforço, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário para seu desenvolvimento acadêmico.

Sábado de aprendizado

abril / 2024|

Na primeira Oficina de Planejamento, professores discutiram os resultados da Avaliação Ponto de Partida, o processo de ensino e aprendizagem e a importância da avaliação contínua.

Lançamento do projeto Lá Vem História 2024

abril / 2024|

Para comemorar o  Dia Nacional do Livro Infantil, a Parceiros Rio lançou o projeto Lá Vem História 2024. Financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, este projeto leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação, a socialização e a aprendizagem das crianças. Cada escola recebe, semanalmente, mediadores de leitura e oficinas de artes, dança, teatro ou música, a sua escolha. As ações contam com doações de livros (mais de mil obras serão doadas em 2024), oficinas com aulas de música, teatro, dança e artes plásticas, além de apresentações e passeios culturais.

Capacitando líderes

março / 2024|

No compromisso contínuo de aprimorar a qualidade da educação, a Parceiros da Educação Rio apresenta o Eixo de Gestão, uma iniciativa que visa fortalecer a liderança nas escolas. No encontro presencial, os gestores construíram um quadro para ações estratégicas baseadas na Matriz de Competências.  

Avaliação Ponto de Partida

março / 2024|

Na primeira semana de março, realizamos na escola a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para os alunos do 2º ao 5º ano, com acompanhamento da equipe pedagógica e operacional da Parceiros Rio, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo. Essa iniciativa teve o objetivo de orientar professores e gestores a aplicar avaliações corretamente, valorizar o processo avaliativo como parte fundamental do planejamento escolar e embasar as iniciativas formativas e de reforço da Parceiros.

Mentoria de coordenador pedagógico

março / 2024|

Os coordenadores pedagógicos participaram do segundo encontro de formação coletiva dos coordenadores pedagógicos, para discussão sobre a avaliação Ponto de Partida.

Mentoria de diretor adjunto

março / 2024|

Rodrigo Setta, diretor adjunto, esteve presente no 1º encontro de formação coletiva dos diretores adjuntos.

Encontro de mentorias

fevereiro / 2024|

No primeiro bimestre escolar, iniciamos os três programas de mentoria para diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos (CPs). Esses programas são compostos por formações coletivas mensais, nas quais os pares das 40 escolas parceiras compartilham experiências, desafios e soluções, além de duas visitas mensais a cada unidade escolar para mentoria em serviço.

Avaliação diagnóstica

fevereiro / 2023|

Avaliação inicial para os alunos do 4º e 5º ano, visando entender o conhecimento e as habilidades que trazem consigo. Isso nos ajuda a direcionar nosso ensino de maneira mais eficaz e adaptada às necessidades individuais de cada estudante. Os alunos de 2º e 3º anos usaram os laptops, e os de 4º e 5º anos, os tablets.

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