
Thais Figueiredo
Facilitadora

Leticia Portieri
Consultora
Programa de parceria
Gestão
Infraestutura

Pedagógico
Comunitário
Notícias da escola
Reunião para análise de resultados
Gestores se reuniram com a equipe Parceiros Rio,para analisar os resultados da Avaliação Ponto de Partida. Refletiram sobre como podemos apoiar a escola neste ano e quais as ações que estão planejadas para 2024.
Lá Vem História
A equipe da E.M. Diogo Feijó ficou bastante empolgada em ter o projeto Lá Vem História na escola, visto que este é o primeiro ano em que tiveram essa oportunidade. Optaram por receber a oficina de música para as turmas de Educação Infantil (38 alunos) semanalmente, e mediação de leitura acontecendo duas vezes na semana, contemplando e beneficiando todos os alunos da escola (126).
Sábado de aprendizado
Na primeira Oficina de Planejamento, professores discutiram os resultados da Avaliação Ponto de Partida, o processo de ensino e aprendizagem e a importância da avaliação contínua.
Lançamento do projeto Lá Vem História 2024
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, a Parceiros Rio lançou o projeto Lá Vem História 2024. Financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, este projeto leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação, a socialização e a aprendizagem das crianças. Cada escola recebe, semanalmente, mediadores de leitura e oficinas de artes, dança, teatro ou música, a sua escolha. As ações contam com doações de livros (mais de mil obras serão doadas em 2024), oficinas com aulas de música, teatro, dança e artes plásticas, além de apresentações e passeios culturais.
Turma da Educação Infantil receben o kit de livros
Uma das professoras aproveitou a chegada da caixa de livros para desenvolver uma atividade em que os alunos elaboraram uma lista de possíveis itens dentro da caixa. A partir da lista, eles organizaram a quantidade de cada item de forma gráfica.
Kit de livros
Alunos do 3º ano (1301) recebendo o kit de livros fornecido pela Parceiros, através do Lá Vem História.
Capacitando líderes
No compromisso contínuo de aprimorar a qualidade da educação, a Parceiros da Educação Rio apresenta o Eixo de Gestão, uma iniciativa que visa fortalecer a liderança nas escolas. No encontro presencial, os gestores construíram um quadro para ações estratégicas baseadas na Matriz de Competências.
Avaliação Ponto de Partida
Na primeira semana de março, realizamos na escola a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para os alunos do 2º ao 5º ano, com acompanhamento da equipe pedagógica e operacional da Parceiros Rio, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo. Essa iniciativa teve o objetivo de orientar professores e gestores a aplicar avaliações corretamente, valorizar o processo avaliativo como parte fundamental do planejamento escolar e embasar as iniciativas formativas e de reforço da Parceiros.
Mentoria de coordenador pedagógico
Os coordenadores pedagógicos participaram do segundo encontro de formação coletiva dos coordenadores pedagógicos, para discussão sobre a avaliação Ponto de Partida.
Mentoria de diretor adjunto
Rodrigo Setta, diretor adjunto, esteve presente no 1º encontro de formação coletiva dos diretores adjuntos.
Projeto Visão Esperança
O Visão Esperança é um projeto que leva o diagnóstico oftalmológico para dentro da escola e entrega gratuitamente óculos de grau para os alunos que precisam, garantindo à criança o direito de enxergar e a autoestima necessária para aprender. A ação envolveu 3 etapas: triagem, exame oftalmológico e entrega. Após o exame, os alunos escolheram suas armações. Foram entregues 9 óculos para alunos e 4 para funcionários.
Encontro de mentorias
No primeiro bimestre escolar, iniciamos os três programas de mentoria para diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos (CPs). Esses programas são compostos por formações coletivas mensais, nas quais os pares das 40 escolas parceiras compartilham experiências, desafios e soluções, além de duas visitas mensais a cada unidade escolar para mentoria em serviço.
Primeiro acompanhamento
Após as apresentações, provocamos as gestoras a relembrarem suas conquistas em 2023 e a refletirem sobre como podemos apoiar a escola neste ano. Analisamos os resultados e apresentamos algumas ações já planejadas para 2024.