Letícia Portieri
Consultora
Thais Figueiredo
Facilitadora
Programa de parceria
Gestão
Infraestutura
Pedagógico
Comunitário
Notícias da escola
Professores do 1º ao 3º ano planejam o ano letivo
Na continuação de nosso programa de formação, o segundo encontro para professores do 1º ao 3º ano se concentrou em explorar novas metodologias de ensino. A sessão incentivou a troca de experiências e a adoção de abordagens inovadoras para enriquecer o processo educativo, visando um impacto positivo direto na aprendizagem dos alunos.
Sábado de aprendizado
Na primeira Oficina de Planejamento, professores discutiram os resultados da Avaliação Ponto de Partida, o processo de ensino e aprendizagem e a importância da avaliação contínua.
Professores exploram novas metodologias de ensino
Professores do 1º ao 3º ano participaram da 1ª Oficina de Planejamento, focando em estratégias pedagógicas inovadoras para Português e Matemática. Este encontro visa aprimorar as práticas de ensino, garantindo uma aprendizagem significativa para os alunos.
Lançamento do projeto Lá Vem História 2024
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, a Parceiros Rio lançou o projeto Lá Vem História 2024. Financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, este projeto leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação, a socialização e a aprendizagem das crianças. Cada escola recebe, semanalmente, mediadores de leitura e oficinas de artes, dança, teatro ou música, a sua escolha. As ações contam com doações de livros (mais de mil obras serão doadas em 2024), oficinas com aulas de música, teatro, dança e artes plásticas, além de apresentações e passeios culturais.
Capacitando líderes
No compromisso contínuo de aprimorar a qualidade da educação, a Parceiros da Educação Rio apresenta o Eixo de Gestão, uma iniciativa que visa fortalecer a liderança nas escolas. No encontro presencial, os gestores construíram um quadro para ações estratégicas baseadas na Matriz de Competências.
Avaliando o conhecimento do aluno no início do ano letivo
Na primeira semana de março, realizamos em todas nossas escolas apoiadas, a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para turmas de 2º ao 5º ano, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo e como ele está em sua jornada educacional. Essencial para o planejamento escolar, a avaliação Ponto de Partida é uma forma de guiar os gestores, coordenadores pedagógicos e professores e irá fundamentar nossas ações de formação e reforço.
Avaliação Ponto de Partida
Na primeira semana de março, realizamos na escola a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para os alunos do 2º ao 5º ano, com acompanhamento da equipe pedagógica e operacional da Parceiros Rio, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo. Essa iniciativa teve o objetivo de orientar professores e gestores a aplicar avaliações corretamente, valorizar o processo avaliativo como parte fundamental do planejamento escolar e embasar as iniciativas formativas e de reforço da Parceiros.
Mentoria de coordenador pedagógico
Os coordenadores pedagógicos participaram do segundo encontro de formação coletiva dos coordenadores pedagógicos, para discussão sobre a avaliação Ponto de Partida.
Mentoria de diretor adjunto
Rodrigo Setta, diretor adjunto, esteve presente no 1º encontro de formação coletiva dos diretores adjuntos.
Encontro de mentorias
No primeiro bimestre escolar, iniciamos os três programas de mentoria para diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos (CPs). Esses programas são compostos por formações coletivas mensais, nas quais os pares das 40 escolas parceiras compartilham experiências, desafios e soluções, além de duas visitas mensais a cada unidade escolar para mentoria em serviço.
Jornada pedagógica
O GRA (Gestão para Resultados de Aprendizagem) é uma Política Pública da Educação com ênfase no apoio, fortalecimento e desenvolvimento das equipes gestoras da rede, visando a melhoria da aprendizagem de todos os alunos.