Natalia Moreirao
Facilitadora
Marcia Gil
Consultora
Notícias da escola
Reforço escolar
Reforço escolar de alfabetização com o professor Yago.
Reforço escolar
Em uma das ações estratégicas ligadas ao reforço escolar, a recomposição da aprendizagem é desenvolvida por meio do acompanhamento às necessidades dos estudantes. Em ações individualizadas e coletivas, há o estímulo para a descoberta da função social da escrita, em diálogo com a leitura que os insere no mundo letrado.
Jornada pedagógica
O GRA (Gestão para Resultados de Aprendizagem) é uma Política Pública da Educação com ênfase no apoio, fortalecimento e desenvolvimento das equipes gestoras da rede, visando a melhoria da aprendizagem de todos os alunos.
Matriz de competências
A matriz de competência foi implementada como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares. Este recurso permite identificar áreas de melhoria e fortalecer habilidades de liderança, contribuindo para uma gestão mais eficaz e um ambiente escolar mais produtivo
Mentoria com coordenadors pedagógica
A coordenadora pedagógica Cristina participou de sessões de mentoria focadas no desenvolvimento de competências essenciais para sua função. A mentoria visa aprimorar suas habilidades de liderança e gestão pedagógica, impactando positivamente a qualidade do ensino na escola.
Reunião de reforço escolar
Análise do portfólio dos estudantes com a presença da professora Danielly, da coordenadora pedagógica Cristina, diretora-geral Samara e Tania, consultora da Parceiros.
Novo quadro branco para reforço escolar
Em abril, a escola utilizou parte da verba destinada à infraestrutura para adquirir um novo quadro branco, que será utilizado no reforço escolar oferecido pela Parceiros da Educação. As aulas de reforço, conduzidas pela professora Maria José, ocorrem duas vezes por semana e atendem 40 alunos em duas turmas, proporcionando um ambiente mais adequado para a aprendizagem.
Reunião para análise de resultados
Gestores se reuniram com a equipe Parceiros Rio,para analisar os resultados da Avaliação Ponto de Partida. Refletiram sobre como podemos apoiar a escola neste ano e quais as ações que estão planejadas para 2024.
Reunião com AGRAs
Acompanhamos a reunião do GRA (Grupo de Referência e Acompanhamento) na escola. O encontro focou no planejamento estratégico e na melhoria contínua das práticas pedagógicas.
Alfabetização e letramento
Durante o primeiro encontro do curso de Alfabetização e Letramento oferecido aos sábados, a professora do 1º ano, Priscila, compartilhou sugestões de atividades lúdicas e estratégias que podem contribuir para o processo de alfabetização dos alunos.
Reforço escolar
Alunos recebem aulas de reforço em português e matemática, visando reduzir a defasagem e melhorar o desempenho acadêmico.
Formação 4º e 5º ano
Professores do 4º e 5º ano participam de formações focadas em planejamento e práticas avaliativas, aprimorando suas competências pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Lá Vem História
A equipe da E.M. Diogo Feijó ficou bastante empolgada em ter o projeto Lá Vem História na escola, visto que este é o primeiro ano em que tiveram essa oportunidade. Optaram por receber a oficina de música para as turmas de Educação Infantil (38 alunos) semanalmente, e mediação de leitura acontecendo duas vezes na semana, contemplando e beneficiando todos os alunos da escola (126).
Bora pra escola!
Mobilização da escola para o projeto "Bora pra Escola" da SME, que incentiva a frequência escolar.
Reforço escolar
Reforço escolar com o professor Yago com foco em alfabetização.
Oficinas de planejamento na escola
Professores do 4º e 5º ano participaram de uma formação focada em práticas pedagógicas e planejamento, com o objetivo de melhorar o ensino de Português e Matemática.
Formação de professores 1º a 3º ano
No 1º encontro de formação, professores do 1º ao 3º ano discutiram estratégias de ensino e planejamento pedagógico, visando aprimorar a qualidade da educação nas escolas parceiras.
Bora pra escola!
Mobilização das escolas da 4ª CRE para promover a presença regular dos alunos, reforçando a importância da frequência escolar para o sucesso acadêmico.
Análise dos resultados
Reunião para análise de resultados realizada na escola. Esse encontro é essencial para ajustar estratégias e garantir a melhoria contínua da aprendizagem dos alunos.
Reunião com GRA
Reunião com agentes do projeto GRA (Gestão de Resultado de Aprendizagem), para discutir estratégias de gestão focadas em resultados de aprendizagem, visando melhorar o desempenho escolar e promover a equidade no ensino. O projeto é um programa de política pública da Secretaria de Municipal de Educação, focado na gestão para resultados de aprendizagem com metas e acompanhamento sistemático.
Atividade lúdica no reforço escolar
Alunos dparticipam de atividades lúdicas durante as aulas de reforço em português e matemática, tornando o aprendizado mais divertido e eficaz.
Análise de resultados
Após a aplicação da Avaliação Ponto de Partida, realizamos uma análise detalhada dos resultados. Essa análise é crucial para orientar as ações formativas e de reforço, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário para seu desenvolvimento acadêmico.
Oficina de Planejamento para todos os professores
Oficina de Planejamento com professores dos grupos de 1º a 3º anos e 4º e 5º anos, promovendo estratégias pedagógicas unificadas.
Análise de resultado e planejamento
Visita para análise de resultados e apoio da consultoria pedagógica para traçar estratégias para os alunos que apresentam dificuldade no processo de aprendizagem.
Reforço escolar
Realização de atividade em grupos durante aos aulas de reforço, com alunos do 5º ano.
Oficinas de planejamento
Professores do 1º ao 3º ano participam de oficinas de planejamento, aprimorando práticas pedagógicas e estratégias avaliativas para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Aula de reforço
Projeto de reforço escolar com foco em Alfabetização, que atende alunos do 3º ao 5º ano. A proposta é trabalhar com estratégias diversificadas para que os alunos consigam completar o processo de alfabetização.
Reforço escolar com letras móveis
O professor conduz uma aula de reforço utilizando letras móveis para ajudar alunos a melhorar suas habilidades em Português. Os alunos foram selecionados a partir dos dados coletados na avaliação diagnóstica Ponto de Partida, realizada no início de março.
Reforço escolar
Reforço escolar com a professora Gabriela com foco em alfabetização.
Oficina de planejamento
Professores do 1º ao 3º ano participaram da 1ª Oficina de Planejamento, focada em aprimorar práticas pedagógicas e estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Reunião de planejamento de reforço
Equipe pedagógica realiza reunião de planejamento de reforço escolar para alunos do 3º ao 5º ano. O objetivo é definir estratégias eficazes para melhorar o desempenho em português e matemática.
Reunião com GRA
Reunião com agentes do projeto GRA (Gestão de Resultado de Aprendizagem), para discutir estratégias de gestão focadas em resultados de aprendizagem, visando melhorar o desempenho escolar e promover a equidade no ensino. O projeto é um programa de política pública da Secretaria de Municipal de Educação, focado na gestão para resultados de aprendizagem com metas e acompanhamento sistemático.
Futuras parcerias
Parceiros Rio organizou um encontro das diretoras Mary e Taís com a escola SAP, visando uma futura parceria e colaboração entre as instituições.
Reforço escolar
Aula de reforço escolar para alunos de 3º ao 5º ano que apresentam maiores desafios de aprendizagem.
Contação de história
Mauro Brant realiza contação de história no projeto "Lá Vem História", promovendo o acesso à literatura e incentivando o gosto pela leitura entre os alunos.
Visão Esperança
O projeto Visão Esperança realizou diagnósticos oftalmológicos e entregou 31 óculos gratuitamente na escola, garantindo o direito de enxergar e a autoestima necessária para aprender.
Início da oficina de planejamento
Oficina de planejamento com as professoras de 4º e 5º anos da escola, ministrada pelo professor formador Alex. O objetivo é aprimorar práticas pedagógicas e estratégias de ensino.
Oficina de artes do projeto Lá Vem História
Na escola, 26 alunos participam semanalmente de oficinas de artes, promovendo a expressão pessoal e a exploração criativa. A ação desenvolve habilidades socioemocionais e a apreciação ao "belo".
Oficina de planejamento
Professores participam de oficinas de planejamento na escola, aprimorando práticas pedagógicas e estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Aulas de reforço
Alunos participam de aulas de reforço em português e matemática, visando reduzir a defasagem e melhorar o desempenho acadêmico.
Professores do 1º ao 3º ano planejam o ano letivo
Na continuação de nosso programa de formação, o segundo encontro para professores do 1º ao 3º ano se concentrou em explorar novas metodologias de ensino. A sessão incentivou a troca de experiências e a adoção de abordagens inovadoras para enriquecer o processo educativo, visando um impacto positivo direto na aprendizagem dos alunos.
Aula de reforço
Aula de reforço para alunos do 3º ao 5º ano com o professor Yago.
Sábado de aprendizado
Na primeira Oficina de Planejamento, professores discutiram os resultados da Avaliação Ponto de Partida, o processo de ensino e aprendizagem e a importância da avaliação contínua.
Oficinas de planejamento
Professores do 1º ao 3º ano participam de oficinas de planejamento na escola, aprimorando práticas pedagógicas e estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.
reunião do conselho de classe
A equipe pedagógica se reuniu para discutir o desempenho dos alunos, identificar necessidades e planejar estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem.
Projeto Visão Esperança
A ação de entrega dos óculos teve a presença dos responsáveis que, de forma festiva, acompanharam o momento de culminância do projeto. Vale ressaltar que a preparação dos estudantes para o início do projeto ocorreu com a sensibilização dos alunos através da narrativa de uma história da literatura infantil, valorizando a possibilidade de enxergar o mundo de forma mais nítida e ampliando a autoestima dos possíveis usuários de óculos de grau.
O laço e o abraço
Momento da dinâmica de reflexão da equipe escolar antes do início do COC (Conselho de classe), utilizando o texto “O laço e o abraço” de Mário Quintana para sensibilizar a importância da cooperação no trabalho educacional.
Reunião do conselho de classe
A equipe pedagógica se reuniu para discutir o desempenho dos alunos, identificar necessidades e planejar estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem.
Visão Esperança
O projeto Visão Esperança realizou triagem oftalmológica em março, testando 143 alunos. No total, 9 alunos e 2 funcionários receberam óculos de grau gratuitamente.
Oficinas de formação
Início das oficinas de formação na escola com a presença das professoras de 1º ao 3º anos e professora auxiliar Valéria.
Visita ao Theatro Municipal
Alunos escola visitaram a sala de ensaios do Teatro Municipal para assistir à peça "Detetives da Energia", enriquecendo sua experiência cultural e educativa
Professores exploram novas metodologias de ensino
Professores do 1º ao 3º ano participaram da 1ª Oficina de Planejamento, focando em estratégias pedagógicas inovadoras para Português e Matemática. Este encontro visa aprimorar as práticas de ensino, garantindo uma aprendizagem significativa para os alunos.
Mediação de leitura
O Lá Vem História é um projeto da Parceiros Rio que, financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação, a socialização e a aprendizagem das crianças. Cada escola recebe, semanalmente, mediadores de leitura e oficinas de artes, dança, teatro ou música, à sua escolha. O GET Afrânio Peixoto decidiu por receber oficinas de dança onde, semanalmente, 30 alunos são beneficiados. E também recebeu a mediação de leitura que atende duas vezes por semana a todos os alunos da escola. Na foto, alunos do 1º ano participando da mediação de leitura com a mediadora Amanda.
Reforço escolar em português e matemática
A professora Gabriela apresenta propostas integradas ao processo de alfabetização, promovendo a interação no trabalho com agrupamento produtivo, desenvolvendo novos saberes e consolidando aprendizagens.
Reforço escolar
Alunos participam de atividades de leitura e escrita no reforço escolar, visando reduzir defasagens e melhorar o desempenho em português.
Lançamento do projeto Lá Vem História 2024
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, a Parceiros Rio lançou o projeto Lá Vem História 2024. Financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, este projeto leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação, a socialização e a aprendizagem das crianças. Cada escola recebe, semanalmente, mediadores de leitura e oficinas de artes, dança, teatro ou música, a sua escolha. As ações contam com doações de livros (mais de mil obras serão doadas em 2024), oficinas com aulas de música, teatro, dança e artes plásticas, além de apresentações e passeios culturais.
Oficina de planejamento de matemática
Foi iniciada a primeira oficina para as professoras do 4º ano e 5º ano, ministrada pela formadora Rosa Maria. Um momento importante para troca de experiências e o alinhamento das expectativas para os próximos passos ao longo do ano.
Formação para professores
Primeira formação para as professoras de 4º e 5º ano. Todas as professoras estiveram presentes e compartilharam suas expectativas sobre a formação.
Visita do patrocinador
Momento de fortalecimento de laços e construção de ideias na primeira visita do patrocinador à escola.
Formação de professores de português
Esse primeiro encontro foi marcado por trocas e compartilhamento de vivências e experiências profissionais.
Visita do patrocinador
A diretora Isabela e a adjunta Sandra apresentaram as melhorias na escola ao patrocinador Jorge Nóbrega, com destaque para as novas janelas, fruto do investimento no Eixo Infraestrutura. Durante a vista, foi entregue o livro do projeto Semeando Autores e também apresentado o projeto pedagógico sobre Escolhas.
Encontro de formação
Primeiro encontro de formação com equipes de 1º ao 3º ano. Disponibilidade, abertura e diálogos baseados em vivências e novas possibilidades.
Aula de reforço
A professora Camila conduz aula de reforço em Português e Matemática, ajudando alunos a superar dificuldades e melhorar seu desempenho escolar.
Contação de história com autoras
As patrocinadoras Maria Eduarda e Linnea visitaram a escola para contar a história do livro que escreveram para crianças do 1º ano. Elas explicaram o processo de escrita e ilustração e presentearam cada criança com um exemplar
Projeto Visão Esperança
Em abril, o CIEP Samuel Wainer recebeu o projeto que incluiu triagem e exames para 161 alunos do 1º ao 5º ano, com a entrega de 7 óculos ocorrendo em maio. Vale ressaltar a integração do projeto com o trabalho pedagógico ligado ao aspecto socioemocional. As turmas de 1º ao 5º ano, vivenciaram o momento trazendo sensibilização e acolhimento para o uso de óculos. Através de um livro de literatura infantil, os estudantes criaram murais de forma integrada e acolhedora para receber os amigos que passaram a usar óculos.
Planejamento inicial
Primeiro encontro da Oficina de Planejamento com professores de 1º a 3º anos, conduzido pela formadora Rosana Carvalho.
Oficina de Planejament
Primeiro dia da Oficina de Planejamento com os professores de 4º e 5º anos, focando em estratégias pedagógicas para melhorar o ensino.
Formação de professores
Professores do 1º a 3º ano participam de formações na escola, aprimorando práticas pedagógicas e estratégias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Prefeitura inaugura um novo Ginásio Experimental Tecnológico (GET)
Os GETs (Ginásio Experimental Tecnológico) são escolas inovadoras com polos de inovação, baseadas na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), alinhando a educação escolar às demandas do século XXI.
Análise dos resultados
Acompanhamos a revisão dos dados da diagnose Ponto de Partida para ajustar o planejamento pedagógico e promover a recomposição das aprendizagens dos alunos.
Alinhamentos para planejar os próximos passos
Visita de acompanhamento e análise da Avaliação Ponto de Partida.
Reforço escolar
Alunos participam de reforço escolar com atividades lúdicas em português e matemática, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.
Encontro formativo para professoras de 4º e 5º ano
Professoras realizaram análises de resultados baseados em dados da diagnose Ponto de Partida. Esta ação possibilita um olhar diferenciado para o planejamento pedagógico.
Turma da Educação Infantil receben o kit de livros
Uma das professoras aproveitou a chegada da caixa de livros para desenvolver uma atividade em que os alunos elaboraram uma lista de possíveis itens dentro da caixa. A partir da lista, eles organizaram a quantidade de cada item de forma gráfica.
Kit de livros
Alunos do 3º ano (1301) recebendo o kit de livros fornecido pela Parceiros, através do Lá Vem História.
Alinhamento para o reforço escolar
Primeira reunião de alinhamento do reforço, em destaque estão a professora Camila e a coordenadora pedagógica Luciane Lessa.
Lá vem história…
O projeto Lá Vem História, financiado pela Lei Rouanet e pela Lei do ISS, leva arte e cultura para as escolas parceiras, estimulando a imaginação e a aprendizagem. Na escola, 198 alunos participam de mediação de leitura e 25 alunos de oficina de dança. Em maio, 100 alunos assistiram à contação de história com o artista José Mauro Brant.
Agradecimento
Em nome de todas as escolas parceiras, a Parceiros Rio agradece a EM Almirante Barroso por receber as Oficinas de Planejamento aos sábados.
Ensino personalizado
Em busca das melhores oportunidades de análise do potencial dos alunos, estimulamos as interações individualizadas, que favorecem a real visão pedagógica das fases de desenvolvimento para os processos de leitura e escrita social.
Capacitando líderes
No compromisso contínuo de aprimorar a qualidade da educação, a Parceiros da Educação Rio apresenta o Eixo de Gestão, uma iniciativa que visa fortalecer a liderança nas escolas. No encontro presencial, os gestores construíram um quadro para ações estratégicas baseadas na Matriz de Competências.
Avaliando o conhecimento do aluno no início do ano letivo
Na primeira semana de março, realizamos em todas nossas escolas apoiadas, a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para turmas de 2º ao 5º ano, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo e como ele está em sua jornada educacional. Essencial para o planejamento escolar, a avaliação Ponto de Partida é uma forma de guiar os gestores, coordenadores pedagógicos e professores e irá fundamentar nossas ações de formação e reforço.
Avaliação Ponto de Partida
Na primeira semana de março, realizamos na escola a avaliação diagnóstica Ponto de Partida para os alunos do 2º ao 5º ano, com acompanhamento da equipe pedagógica e operacional da Parceiros Rio, para entender como cada aluno iniciou o ano letivo. Essa iniciativa teve o objetivo de orientar professores e gestores a aplicar avaliações corretamente, valorizar o processo avaliativo como parte fundamental do planejamento escolar e embasar as iniciativas formativas e de reforço da Parceiros.
Mentoria de coordenador pedagógico
Os coordenadores pedagógicos participaram do segundo encontro de formação coletiva dos coordenadores pedagógicos, para discussão sobre a avaliação Ponto de Partida.
Mentoria de diretor adjunto
Rodrigo Setta, diretor adjunto, esteve presente no 1º encontro de formação coletiva dos diretores adjuntos.
Ponto de partida
Realizamos diagnósticos dos saberes dos alunos do 2º ao 5º ano, fornecendo uma base sólida para ações formativas e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Projeto Visão Esperança
O Visão Esperança é um projeto que leva o diagnóstico oftalmológico para dentro da escola e entrega gratuitamente óculos de grau para os alunos que precisam, garantindo à criança o direito de enxergar e a autoestima necessária para aprender. A ação envolveu 3 etapas: triagem, exame oftalmológico e entrega. Após o exame, os alunos escolheram suas armações. Foram entregues 9 óculos para alunos e 4 para funcionários.
Encontro de mentorias
No primeiro bimestre escolar, iniciamos os três programas de mentoria para diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos (CPs). Esses programas são compostos por formações coletivas mensais, nas quais os pares das 40 escolas parceiras compartilham experiências, desafios e soluções, além de duas visitas mensais a cada unidade escolar para mentoria em serviço.
Criando vínculos
A equipe da Parceiros Rio visitou a escola para planejar o calendário escolar e as próximas iniciativas pedagógicas.
Primeiro acompanhamento
Após as apresentações, provocamos as gestoras a relembrarem suas conquistas em 2023 e a refletirem sobre como podemos apoiar a escola neste ano. Analisamos os resultados e apresentamos algumas ações já planejadas para 2024.
Jornada pedagógica
O GRA (Gestão para Resultados de Aprendizagem) é uma política pública da educação com ênfase no apoio, fortalecimento e desenvolvimento das equipes gestoras da rede, visando a melhoria da aprendizagem de todos os alunos.
Jornada pedagógica
O GRA (Gestão para Resultados de Aprendizagem) é uma Política Pública da Educação com ênfase no apoio, fortalecimento e desenvolvimento das equipes gestoras da rede, visando a melhoria da aprendizagem de todos os alunos.
Avaliação diagnóstica
Avaliação inicial para os alunos do 4º e 5º ano, visando entender o conhecimento e as habilidades que trazem consigo. Isso nos ajuda a direcionar nosso ensino de maneira mais eficaz e adaptada às necessidades individuais de cada estudante. Os alunos de 2º e 3º anos usaram os laptops, e os de 4º e 5º anos, os tablets.
Volta às aulas
É hora de reencontrar os colegas, aproveitar o tempo no pátio e se preparar para um ano repleto de aprendizado.
Brincadeira do telefone sem fio no 1º dia de aula
No primeiro dia de aula do 5º ano, a brincadeira do telefone sem fio com mímica trouxe risadas e interação entre nossos alunos. A comunicação e a diversão estiveram em destaque nesse momento especial.
Volta às aulas!
Nossos alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo. Um reencontro emocionante entre amigos e professores, marcando o início de um novo ano letivo repleto de aprendizado.
Volta às aulas!
Primeiro dia de aula na escola! Hora de acolher, reencontrar colegas e partir para mais um ano de muito conhecimento.
Educação e desenvolvimento esportivo
Da união entre a educação e o esporte, surgiu o projeto do Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Criado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto integra o universo educacional com a possibilidade de formar novos atletas. Para engajar os alunos com a nova proposta, foi realizado um evento de acolhimento na escola, que contou com a presença do mascote Ginga, do Comitê Olímpico Brasileiro.
Andar de costas
Andar de costas é um exercício que estimula o cérebro, trabalhando lateralidade, equilíbrio e coordenação. É uma atividade que promove o desenvolvimento motor e cognitivo.
1º dia de aula do 1º ano
Acolhimento e brincadeiras marcaram o primeiro dia de aula, proporcionando um ambiente acolhedor e divertido para as crianças começarem o ano letivo com entusiasmo.
Primeiro dia de aula
Um momento de entusiasmo e calorosa recepção para alunos e educadores. A Parceiros Rio deseja a todos um novo ano repleto de oportunidades e descobertas.
Apresentação do Plano de Trabalho
Os educadores se reuniram com a nossa Coordenadora Operacional, Alycia, para uma apresentação do Plano de Trabalho 2023, traçando o caminho para um ano repleto de crescimento educacional e colaboração.
Análise e planejamento 2023
A partir da análise dos resultados do CAED do 4º Bimestre de 2022, as professoras iniciaram o planejamento para 2023, discutindo os resultados e propondo abordagens para o ensino das habilidades identificadas.